Há quatro décadas, um grupo de funcionários do BRB – Banco de Brasília – transformou um sonho em realidade: a criação de um fundo de pensão para administrar o plano de previdência complementar dos empregados do BRB e da BRB-SCI, garantindo proteção e segurança para os empregados e seus familiares. Nascia aí o Plano BD-01 e a nossa REGIUS, hoje Previdência BRB, que, desde 1985, constrói uma trajetória de solidez e compromisso com seus participantes.
Os primeiros passos foram dados em junho de 1985, quando mais de 1.200 pedidos de inscrição foram aprovados, marcando o início da entidade. No ano seguinte, foi concedida a primeira complementação de aposentadoria por invalidez e realizado o pagamento do primeiro pecúlio, um marco importante na história da Previdência BRB.
Com o passar dos anos, a entidade se modernizou e expandiu sua atuação. Em 2008, foi criado o primeiro Portal dos Participantes, facilitando o acesso às informações e serviços. Hoje a Entidade disponibiliza vários canais de atendimento, além de um site moderno e o aplicativo mobile.
Na década de 90 já havia eleição para diretores e conselheiros e em 2011, uma mudança estatutária permitiu o retorno da eleição direta de diretores, pelos participantes, aproximando ainda mais a administração dos beneficiários.
Em 2000 foi criado o Plano CV-03. Em 2012 ocorreu o equacionamento do déficit do Plano BD-01 e a criação do Plano CD-02, um plano complementar ao BD-01. Em 2014, a Entidade recebe a primeira patrocinadora fora do conglomerado do BRB, o Metrô-DF, com a criação de um plano específico para atender aquele público. Em 2017 foi criado o Plano CD-05 e em 2020, foi aprovado plano instituído, o BrasíliaPrev, para abrigar os dependentes e conhecidos dos participantes e os associados da ANEABRB e empregados de outras instituições. Em 2022, com a criação do Plano RegiusPrev, a Previdência BRB recebe o primeiro ente federativo: a Prefeitura, Câmara e Autarquias de Maringá. Hoje o plano abriga também os servidores das prefeituras e Câmaras de Cruzeiro do Sul, São Tomé e Querência do Norte.
Em 2018 ocorreu a aprovação do Plano de Integridade da Previdência BRB, reforçando o compromisso com a ética e a transparência e em 2024, a entidade obteve a certificação da DSC 10000, referendando todo o trabalho estruturado com as medidas de conformidade e integridade. Atualmente, a Entidade possui as seguintes certificações: ISO 27.001 e 27.701 (Segurança da Informação e Dados); Gestão em Governança de Investimentos e Gestão em Governança Corporativa, emitidos pela ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, além da DSC 10.000.
Nos anos recentes, a entidade seguiu crescendo e inovando. Em 2022, foi criado o Plano RegiusPrev, voltado para servidores públicos, e, em 2023, a Ceasa DF tornou-se patrocinadora do Plano CD-05, ampliando ainda mais a base de participantes. Em 2024, a Previdência BRB entrou em uma nova fase, reforçando sua identidade e compromisso com o futuro dos beneficiários.
Com 40 anos de história, a entidade, reafirma sua missão de garantir segurança financeira e construir um futuro mais tranquilo para seus participantes. A celebração dessas quatro décadas é um momento de reconhecimento e renovação do compromisso com aqueles que confiam na entidade para planejar um futuro feliz e sustentável.
Sobre a Previdência BRB
A Previdência BRB é uma entidade fechada de previdência complementar, referência no setor pela solidez e transparência de sua gestão. Com mais 7 mil participantes e mais de 4 bilhões de patrimônio sobre gestão, consagra-se como uma estrutura moderna e que segue crescendo e cumprindo a sua missão, assim definida: O futuro que você sonha está em nossos Planos!
PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E REALIZAÇÕES!